
Em 1871, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche entrou por engano num vagão exclusivo que transportava um brasileiro de passagem pela Áustria. O ilustre pensador percebeu o equívoco e tentou retirar-se, mas o ocupante do luxuoso recinto convidou-o a viajar junto com ele. O brasileiro desconhecido puxou assunto e, em pouco tempo, a conversa já estava animada. O ocupante do vagão, que viajava com sua comitiva, era um grande interessado em História, patrocinava as artes, falava diversas línguas (antigas e modernas) e era um entusiasta da filosofia.Após uma hora de viagem, Nietzsche chegou a seu destino e desceu do trem. Impressionado com a sapiência do gentil anfitrião, quis logo saber de quem se tratava. Pois não era outro senão o imperador do Brasil, d. Pedro II.
Nossa História - 22ª edição

fonte.
Muitos de seus correspondentes se tornaram seus amigos incluindo:
Richard Wagner, Louis Pasteur, Louis Agassiz, John Greenleaf Whittier, Michel Eugène Chevreul, Henry Wadsworth Longfellow, Arthur de Gobineau, Frédéric Mistral,Alessandro Manzoni, Alexandre Herculano,Camilo Castelo Branco and James Cooley Fletcher.
Sensacional. TEnho grande interesse em pesquisar sobre essas cartas de D Pedro e NIetzsche. Sabe onde posso encontra-las? Abraços fraternais Profa Rilza
ResponderExcluir