segunda-feira, 25 de julho de 2016

D.Pedro II, um erudito que conheceu Nietzsche

PhotobucketSabia que D.Pedro II conheceu Nietzsche e aquele até que agradou este? Por incrível que pareça, o último rei do Brasil parecia ser um homem muito culto e surpreendeu imensamente Nietzsche. Este artigo foi publicado na revista "Nossa História" na 22ª edição


Em 1871, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche entrou por engano num vagão exclusivo que transportava um brasileiro de passagem pela Áustria. O ilustre pensador percebeu o equívoco e tentou retirar-se, mas o ocupante do luxuoso recinto convidou-o a viajar junto com ele. O brasileiro desconhecido puxou assunto e, em pouco tempo, a conversa já estava animada. O ocupante do vagão, que viajava com sua comitiva, era um grande interessado em História, patrocinava as artes, falava diversas línguas (antigas e modernas) e era um entusiasta da filosofia.Após uma hora de viagem, Nietzsche chegou a seu destino e desceu do trem. Impressionado com a sapiência do gentil anfitrião, quis logo saber de quem se tratava. Pois não era outro senão o imperador do Brasil, d. Pedro II.
Nossa História - 22ª edição 



A erudição do imperador encantou Nietzsche. Victor Hugo lhe disse: "Você é um ótimo cidadão, você é o neto de Marcos Aurélio". Alexandre Herculano o chamou de "Um príncipe do qual a opinião geral prevalece sobre a maioria de sua era devido a sua mente abençoada e devido a contante aplicação deste dom na ciência e na cultura". Foi eleito membro da Sociedade Real, Academia Russa de Ciências, Academia Real de Ciência e Artes da Bélgica, Sociedade Geográfica Americana e a Academia de Ciências Francesa, uma hora posteriormente garantida apenas para outros dois líderes de estado: Peter the Great e Napoleão Bonaparte. Pedro II trocou cartas com cientistas, filósofos, músicos e outros intelectuais.
fonte.

Muitos de seus correspondentes se tornaram seus amigos incluindo:

Richard Wagner, Louis Pasteur, Louis Agassiz, John Greenleaf Whittier, Michel Eugène Chevreul, Henry Wadsworth Longfellow, Arthur de Gobineau, Frédéric Mistral,Alessandro Manzoni, Alexandre Herculano,Camilo Castelo Branco  and James Cooley Fletcher.

Um comentário:

  1. Sensacional. TEnho grande interesse em pesquisar sobre essas cartas de D Pedro e NIetzsche. Sabe onde posso encontra-las? Abraços fraternais Profa Rilza

    ResponderExcluir