sábado, 30 de julho de 2016

Heathcliff era negro?

Estou embasbacada, chocada, impressionada...Eu tenho quase certeza de que Heathcliff era de fato negro. Já havia lido uma postagem sobre o assunto e duvidei muito, mas é isso que acontece quando lemos um livro pela primeira vez. Ao reler, muita coisa fica mais clara.



Estou escrevendo este post muito chocada porque se de fato ele era negro, Emily se mostra mais ainda uma verdadeira escritora e uma lutadora, porque escrever um romance entre um branco e um negro na metade do século 19 seria um absurdo, mas ela fez isso de forma tão escondida, caramba! E quem pensaria em escrever tal coisa naquela época?!



Li o trecho no original para poder analisar melhor, pois não posso analisar cuidadosamente sendo a versão traduzida. Vamos lá então, começarei com um trecho do Mr.Earnshaw apresentando o Heathcliff para sua esposa e filhos:

"See here, wife! I was never so beaten with anything in my life: but you must e'en take it as a gift of God; though it's as dark almost as if it came from the devil."

PORT: "Veja aqui, esposa! Nunca fui arrebatado com nada em minha vida: mas você deve até considerar como um presente de Deus; embora seja tão escuro como se fosse do demônio."

Presente bem atenção, é muito estranho a surpresa de Mr.Earnshaw perante a criança que encontrou, além de se referir a ele como um presente de Deus. Por que Deus iria conceder uma criança de rua a ele? O que haveria de tão especial nele? Logo em seguida, ele assimila a cor de Heathcliff como vinda do demônio e todo sabemos que a cor negra sempre foi comparada como algo ruim. Continuemos...

"We crowded round, and over Miss Cathy's head I had a peep at a dirty, ragged, black-haired child[...]it only stared round and repeated over and over again some gibberish, that nobody could understand[...]How he could fashion to bring that gypsy brat into the house[...]"

PORT: "Nós nos reunimos, e sobre a cabeça de Miss Cathy, eu avistei uma criança suja e de cabelo preto esfarrapado[...]ele só olhava ao redor e repetia constantemente palavras incompreensíveis que ninguém podia entender[...]Como ele pode trazer aquele fedelho cigano para dentro de casa[...]"

Preste atenção novamente, pois é neste trecho que fica um pouco estranho, pois Nelly diz que ele era um cigano e ciganos eram sim mais escuros, e desta vez a característica ficou bem clara, pois em nenhum momento foi dito que o menino era de fato negro, mas agora foi citado que era cigano, mas será que era mesmo? Nelly era uma simples empregada que não saia muito e não via muitos tipos de pessoas, pode ser que ela simplesmente chamava todo mundo que fosse mais escuro de cigano...Em seguida, Heathcliff repete palavras que ninguém entendeu, o que poderia vir a ser outra língua!


"The master tried to explain the matter[...]was a tale of his seeing it starving, and houseless, and as good as dumb, in the streets of Liverpool [...] a soul knew to whom it belonged, he said; and his money and time being both limited, he thought it better to take it home with him at once, than run into vain expenses there: because he was determined he would not leave it as he found it. "

PORT: "O senhor tentou explicar o acontecimento[...]era uma história dele vendo ele passando fome e sem casa igual um burro. Nas ruas de Liverpool [...] uma alma sequer sabia a quem ele pertencia, ele disse; e seu dinheiro e tempo eram ambos limitados, ele pensou que seria melhor leva-lo consigo para casa de uma vez do que entrar em despesas desnecessárias, pois estava determinado que não o deixaria como o encontrou."

Voltando ao início, quando Mr.Earnshaw ficou chocado quando encontrou a criança, tudo me pareceu que ele não podia perder a oportunidade de ter conseguido um negro, não para ser seu capacho, mas porque era algo raro uma família ter consigo alguém negro. Heathcliff teria que apresentar algo realmente muito especial para que Mr.Earnshaw tenha mostrado tanto interesse nele, pois tenho certeza que era comum ver crianças sujas e pobres perambulado pelas ruas da Inglaterra.

Não satisfeita, fui pesquisar se em Liverpool haviam escravos e olha o que achei:

Liverpool was a major slaving port and its ships and merchants dominated the transatlantic slave trade in the second half of the 18th century. The town and its inhabitants derived great civic and personal wealth from the trade which laid the foundations for the port's future growth. 
The growth of the trade was slow but solid. By the 1730s about 15 ships a year were leaving for Africa and this grew to about 50 a year in the 1750s, rising to just over a 100 in each of the early years of the 1770s. Numbers declined during the American War of Independence (1775-83), but rose to a new peak of 120-130 ships annually in the two decades preceding the abolition of the trade in 1807. Probably three-quarters of all European slaving ships at this period left from Liverpool. Overall, Liverpool ships transported half of the 3 million Africans carried across the Atlantic by British slavers.

PORT: Liverpool foi um importante porto negreiro e seus navios e comerciantes dominavam o comércio transatlântico de escravos na segunda metade do século 18. A cidade e seus habitantes trouxe grande riqueza cívica e pessoal do comércio, que lançou as bases para o crescimento futuro do porto. 
O crescimento do comércio era lento, mas contínuo. Na década de 1730 cerca de 15 navios por ano estavam deixando para a África e este cresceu para cerca de 50 por ano na década de 1750, chegando a pouco mais de um 100 em cada um dos primeiros anos da década de 1770. Os números diminuiram durante a Guerra da Independência Americana (1775-1783), mas subiu para um novo pico de 120-130 navios por ano nas duas décadas anteriores a abolição do comércio de 1807. Provavelmente, três quartos de todos os navios de escravos europeus neste período partiram de Liverpool. No geral, os navios de Liverpool transportaram metade dos 3 milhões de africanos transportados através do Atlântico por navios negreiros britânicos.
fonte.

Tudo bem, então descobrimos que por volta de 1730 havia comércio de escravos em Liverpool...No entanto, apesar de o Morro dos Ventos Uivantes ter sido publicado em 1847, Emily Bronte nasceu em 1818, então se o comércio acabou em 1807, Emily sabia como funcionava o porto de Liverpool - até porque a história se passa por volta de 1780 -. A história tem fim em 1808 (primeiro capítulo do livro). Interessante, não? Ou seja, a história se passa bem no período de comércio de escravos e no fim...

Em minha opinião, Heathcliff tem altíssimas chances de ser negro, e o que vocês acham? :) Acho que farei mais posts sobre essa teoria, pois ainda estou relendo a obra original.

atualizado 28.3.2021

17 comentários:

  1. Ao ler a obra também tive está impressão.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou lendo o e-book da L&PM, tradutor Guilherme da Silva Braga, e me deparei com o seguinte trecho de uma conversa entre Heathcliff e Nelly:

    "[...]"Em outras palavras, eu preciso querer os olhos azuis e fronte lisa de Edgar Linton", respondeu ele."Bem, eu os quero - mas pouco adianta"
    "Um bom coração ajuda a ter um rosto formoso, querido", continuei, "mesmo que você seja negro; e um coração mau transforma até os mais formosos em coisas muito feias. [...]""

    Isso existe no original ou é invenção do Tradutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe, sim. Mas no original é disposto como "a regular black", que é equivalente a "um negro comum". Mesmo assim, acredito que Heathcliff é negro, sim, há passagens explícitas, assim como se vê no post.

      Excluir
    2. Na verdade o Heathcliff é explicitamente romani. Ou seja, não é negro nem caucasiano. Romani são outra etnia. Dizer que ele é negro é como dizer que a Pocahontas é negra, ou que os árabes são negros. A não ser que você considere negro todo sujeito não branco. Naquele contexto racista de uma época em que nem a escravidão dos EUA havia acabado, a abordagem da história teria sido completamente diferente se Heathcliff fosse um afro descendente.

      Excluir
  3. Eu suspeitei disto, mas achei muito estranho e supus que se referia apenas a um tom mais escuro, imaginei que era branco,castigado pelpelo sol. Porém novamente é feita referência a sua cor. Então apesar de inusitadosinusitado, tenho quase certeza de que ele seja negro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não era negro (afro descendente). Era de origem romani. Para os ingleses, qualquer pessoa não caucasianos é "dark" . Até mesmo uma pessoa branca de cabelo preto no Brasil que vai só sol e consegue ficar bronzeada, no Reino Unido é "escura" por não ter o tom de pele deles. Heathcliff negro é uma releitura atual. No livro ele é romani mesmo, que é um povo bem diferente, nem melanoide e nem caucasiano.

      Excluir
  4. Também me fiz essa pergunta algumas vezes pois também fiquei com a impressão de ser ele negro. Em seu retorno, quando ele aparece para a Nelly, ela o descreve da seguinte forma: "pude distinguir um homem alto vestido roupas escuras, de rosto e cabelo também escuros". Pouco depois, porém, ela comenta: "o luar iluminou suas feições: as faces eram pálidas, meio encobertas por suíças negras". E de novo fiquei em dúvida. Alguém que leu a versão original (em inglês), saberia dizer se essa tradução se adequa ao que foi dito por ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capítulo 10 página 99, parei nela neste exato momento e vim confirmar, imagino que ele seja moreno como um indiano.

      Excluir
  5. Incrível que só depois de 3 adaptações cinematográficas temos o personagem negro como nas origens, o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque no livro ele não é negro. Essa é uma mudança atual. Tenho o livro original. Ele tem origem romani, que é um povo de outra origem, nem negra, nem branca. Se ele fosse negro naquele contexto a abordagem seria bem diferente.

      Excluir
  6. Na Inglaterra, ainda hoje, quem tem a pele mais escura é considerado negro. A esposa do príncipe Harry, por exenplo...
    Se a comparação de pele é com gente muito branca, ele poderia ser apenas moreno, ou branco só que com pele mais escura.
    Os americanos consideram gente de Salmoa como "não brancos!"
    Se Nelly diz que ele poderia ser filho de pessoas de origens diferentes o mais provável era que fosse mestiço.
    Se ele fosse negro, nenhuma riqueza o faria casar com a irmã de Linton.
    Devia ser bonito, uma beleza exótica e imponente, mas bem claro que, totalmente, diferente dos que o circundavam.
    O próprio Heathcliff questiona sua origem.
    Se fosse como você diz, ele saberia ser africano, ou, filho de escravo.
    E as pessoas chamariam-no de negro todo o tempo.
    Indianos também são escuros. E há chineses maus morenos também (haviam muitos em livertpool).
    Contudo, pelo seu jeito de observar à natureza, me parece cigano mesmo. Eles têm essa conexão...
    Ou berbere.
    Reitero, apenas ter o cabelo preto já implica que a pessoa é morena.
    Heathcliff não era negro, era pior que isso, uma incognita, um bastardo perdido no meio de gente preconceituosa e tendo todo o ciúme e ódio de Hindley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Eu morei na Inglaterra e na Irlanda. No Brasil sou branco de cabelo preto. Pra eles sou "não branco" e "escuro". Heathcliff notoriamente não é um caucasiano inglês, provavelmente seria uma pessoa branca bronzeada para o padrão brasileiro. a etnia dele é explícita no livro: tem o tom de pele de um romani (povo cigano). Não tinha como Heathcliff ser afro descendente como estão tentando agora mudar, naquele contexto da época, lamentavelmente muito racista, ele não teria nem se tornado senhor daquela propriedade.

      Excluir
  7. Na verdade Heathcliff não era negro. Muito menos branco (caucasiano). A definição dele como negro acontece porque nossa sociedade muito preconceituosa tende a rotular todos os povos não caucasianos como negros, como se fosse uma coisa só, uma única cultura. Árabes, ciganos, persas, indígenas , todos esses povos têm pele escura, cada qual com uma origem muito diferente.

    Heathcliff era romani, ou seja, tinha origem cigana. Ciganos têm pele escura se comparados aos ingleses. Se Heathcliff fosse afro descendente como essas novas leituras querem agora reinterpretar, a abordagem da história seria completamente diferente naquele contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc, Ricardo. Essa releitura de Heatcliff afro é uma forçação de barra. Ele não era branco, mas tb não era negro (preto).

      Excluir