domingo, 24 de julho de 2016

Emily Brontë – a observadora

    
1Olá pessoal, neste post vim falar um pouco da irmã do meio, Emily Brontë, que é a minha favorita por ter escrito o meu livro favorito, O Morro dos Ventos Uivantes. Ela é a irmã que menos se sabe a respeito, principalmente porque era muito quieta e reservada. Acredito que não era por timidez, pois seu livro não mostra nada de alguém tímido, mas mostra o retrato de uma pessoa observadora do mundo ao seu redor.

Charlotte Brontë, no seu prólogo para a edição de Wuthering Heights de 1850, falou da relação da irmã com as pessoas:

"Embora seus sentimentos pelos que a cercavam fossem benevolentes, relações com eles ela nunca procurou, nem, com poucas exceções, as experimentou. E mesmo assim ela os conhecia: sabia seus costumes, sua linguagem, a história de suas famílias; podia ouvir sobre eles com interesse, e falar deles com detalhes (...); porém, com eles, raramente trocou uma palavra"
Ou seja, era uma mulher que preferia observar e não necessariamente significa que por ela não falar com as pessoas ela os conhecia menos, pois como Charlotte cita:
[...]E mesmo assim ela os conhecia: sabia seus costumes, sua linguagem, a história de suas famílias; podia ouvir sobre eles com interesse, e falar deles com detalhes[...]
Agora a pergunta que quero lançar para os leitores:

"será que observar os modos das pessoas é o suficiente para conhece-las?"

Na minha humildade opinião, sim. Observar também pode significar admiração, posso observar o jeito de alguém e acha-la incrível e posso observar alguém e ter certeza de que nunca me aproximarei dela. Muitos podem ver isso como uma posição de preconceito, pois ao observar alguém você não necessariamente a conhece bem e toma os modos da pessoa de forma preconceituosa, dando explicações para seus modos baseado apenas no que você pensa. Mas não vejo por esse lado, pois chega um ponto de nossa vida que já vimos muitos tipos de pessoas, alguns gestos, peculiares ou não, no fundo, são parecidos com gestos de pessoas que já vimos, o modo de alguém falar, a escolha das palavras, tudo isso são coisas que são uteís para conhecer uma pessoa sem ao menos falar com ela e muita da vezes, quem possui habilidades de observação, consegue estar muitas vezes correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário