domingo, 24 de julho de 2016

Emily Brontë tinha o braço deformado?


PhotobucketPor incrível que pareça, li no Wikipedia que ela havia sido mordida por um cão e fui procurar por mais fontes e descobri de onde isso tinha sido tirado.    

Wikipédia BR
Emily passava os dias, em casa, solitariamente. Em certa ocasião, um cão a mordeu no braço, e ela mesma cauterizou a ferida, ficando com o braço definitivamente deformado.
Elizabeth Gaskell - The Life of Charlotte Bronte

Elizabeth Gaskell, a famosa autora de Norte e Sul, escreveu uma biografia sobre Charlotte Bronte onde menciona Emily Bronte mordida por um cachorro com raiva.
"She did not yell out: Catherine's courage is reminiscent of Emily's own fearlessness with dogs. In one incident, later immortalized by Charlotte in Shirley, Emily used a 'red-hot Italian iron' to cauterize a wound she sustained from a dog suspected of having rabies." [...] 
Em Português: "Ela não gritou. A coragem de Catherine é remanescente da própria falta de medo de cachorros de Emily. Em um incidente, mais tarde imortalizado por Charlotte em Shirley, Emily usou um ferro italiano quente para cauterizar um machucado que ela teve de um cachorro suspeito de ter raiva."
(Elizabeth Gaskell, The Life of Charlotte Bronte, pp. 184-5.)"

Será verdade? Acredito que sim :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário